Puberdade

A puberdade é um período em que acontecem mudanças biológicas e fisiológicas no ser humano. É nesse período que o corpo humano desenvolve-se física e mentalmente para torna a pessoa capacitada para gerar filhos e cuidar deles. Biologicamente, a adolescência é a própria a puberdade, que vai dos 9 aos 13 anos, nas mulheres, e dos 9 aos 15 anos, nos homens.

Na puberdade (adolescência biológica) são observadas mudanças biológicas tais como:

Nas meninas: pubarca (crescimento de pelos),  e telarca (aparecimento dos seios), aumento do quadril nas meninas e .

Nos meninos: crescimento dos testículos. tórax nos rapazes
como o crescimento dos pêlos e pênis e o aumento de tamanho dos testículos.

Caracteres sexuais secundários
Caracteres sexuais secundários masculinos
Primeira ejaculação
Crescimento do pênis e testículos;
Aparecimento de pelos na zona púbica, nas axilas, no rosto e no peito;
Crescimento lento e prolongado;
Aumento dos músculos
Aumento dos ombros;
A voz torna-se mais grave.

Feminino
Desenvolvimento das glândulas mamárias;
Aparecimento de pelos na zona púbica e nas axilas;
Crescimento rápido e curto;
Aumento da bacia (ficando com o quadril mais largo);
Ocorre a primeira menstruação, a menina já pode gerar filhos.

 

As principais características das mudanças são: – surgimento de pêlos nos púbis, nas axilas e no peito; – aumento dos testículos e do pênis; – crescimento da barba; – voz grossa; – ombros mais largos; – aumento da massa muscular; – início da produção de espermatozóides; – aumento do peso e da estatura.
Período de Puberdade Feminina A puberdade nas meninas começa por volta dos 9 ou 10 anos e é caracterizado pela primeira menstruação e o desenvolvimento dos órgãos genitais e da mamas. A primeira menstruação ocorre por volta dos 12 anos, ou antes, pois dependem de fatores genéticos, raciais, nutricionais e outros. As principais características são: – alargamento dos ossos da bacia; – início do ciclo menstrual; – surgimento de pêlos nos púbis e nas axilas; – depósito de gordura nas nádegas, nos quadris e nas coxas; – desenvolvimento das mamas. A puberdade também mexe com o emocional dos adolescentes e também em seu comportamento, principalmente em seu desejo sexual.

O marco visível da puberdade para os homens é o crescimento dos testículos. Para as mulheres, é o aparecimento do broto mamário que ocorre em média entre 9

Diferentemente do que algumas pessoas pensam, a puberdade não começa na primeira ejaculação (homens) e na primeira menstruação (mulheres), porque as capacidades de ejacular e menstruar são resultados da maturação sexual de um estágio avançado da puberdade.

Nos homens, os testículos produzem, entre outros hormônios, a testosterona. Nas mulheres, os ovários fabricam o estrógeno. As gônadas e as suprarrenais de ambos os sexos produzem testosterona e estrógeno, mas em quantidades diferentes.

A puberdade nas mulheres costuma começar aos 9 anos e terminar aos 13 anos. Puberdade antes dos 8 anos é considerada puberdade precoce.
Pré-púbere: antes dos 9 anos.
Púbere: antes dos 9 aos 13 anos.
Pós-púbere: depois dos 12-13 anos.

A puberdade nos homens costuma começar aos 9 anos e terminar aos 15 anos. Puberdade antes dos 9 anos é considerada puberdade precoce.
Pré-púbere: antes dos 9 anos.
Púbere: antes dos 9 aos 15 anos.
Pós-púbere: depois dos 14-15 anos.

Puberdade Precoce

A puberdade precoce ocorre quando as características secudárias da sexualidade ocorrem antes dos 8 anos de idade nas meninas e antes dos 9 anos de idade nos meninos.

Puberdade Tardia ou Puberdade Atrasada

A puberdade tardia ou atrasada ocorre quando as características secudárias da sexualidade não ocorreram até os 12 anos de idade nas meninas e até os 13 anos de idade nos meninos.

A maturação sexual abrange o desenvolvimento das gônadas, órgãos de reprodução e caracteres sexuais secundários. Há uma variação normal da idade de início e da velocidade de progressão da maturação sexual dentro de uma população. Mas, na maioria das vezes os estágios de maturação sexual acontecem numa sequência constante.

No sexo masculino os sinais de maturação sexual costumam ocorrer na seguinte sequência: aumento dos testículos e da bolsa escrotal (média aos nove e dez anos de idade), crescimento de pelos pubianos (em torno de 11, 12 anos de idade), pelos axilares, pelos sobre o lábio superior, na face e em outras partes do corpo, mudanças da laringe e da voz e crescimento do pênis. A mudança na voz ocorre em média entre 11 a 15 anos de idade.

Em termos biológicos, a melhor idade da vida reprodutiva saudável da mulher (particularmente a primípara) é entre 13 e 18 anos.

 

Anúncios

Uma resposta em “Puberdade

  1. Pingback: Diminuição da Idade de Consentimento – Novo Código Penal | Foco Cristão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s